segunda-feira, 4 de junho de 2012

Em Jogo


                Durante muitos anos da minha adolescência e juventude meu esporte favorito foi o voleibol. Tive a oportunidade de treinar muito e competir em diversas cidades do nosso estado. Bons tempos... mas devido às circunstâncias, acabei me afastando das quadras e ficando longe do esporte por muito tempo.
                Tempos depois, tive a oportunidade de jogar uma partida novamente. Pena já não existir mais aquela intimidade com a bola, aquele desempenho esperado de alguém que pratica o esporte com destreza. E, além disso, por estar tão distante do vôlei e com uma conduta meio perdida em quadra, acabei tropeçando, pisando em falso, caindo – foi um belo entorse em meu tornozelo!
                Muitas vezes percebo que temos a tendência de nos afastar do padrão de conduta cristã. E eu me pergunto por quê? Será porque temos deixado de treinar? Temos nos afastado das quadras? Não temos dado atenção às palavras do treinador?
Assim como em uma equipe de alto nível de voleibol espera-se uma conduta de incessante busca a perfeição por parte de cada atleta, na vida cristã Deus espera o mesmo de nós. Ele deseja que treinemos, que acertemos nossos passos, que controlemos nossa língua, que falemos a verdade, que não lancemos calúnia contra o próximo, que procedamos segundo o Seu padrão!
Tenho lutado a cada dia a fim de amoldar minha vida segundo os mais altos padrões que possam existir – os padrões de Deus. Não tem sido fácil. O desafio de ter uma conduta de vida segundo Cristo implica em intimidade com Deus, renúncia e um vigiar constante de minhas ações e reações frente às diversas situações de meu dia-a-dia.
Mas quer saber o que não me deixa desistir e me faz entrar em quadra novamente? É saber que “quem assim procede nunca será abalado” (Salmos 15). É ter a certeza de que “o Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada” (Salmos 37). É confiar na mão do Senhor que não me deixará pisar em falso, tampouco cair, ainda que eu venha a tropeçar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário